Selecione
Selecione

Como investir no mercado imobiliário de forma inteligente

Compartilhe:
blog,como-investir-no-mercado-imobiliario-de-forma-inteligente,238

Sejam empreendimentos residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos, imóveis são, historicamente, uma das formas mais tradicionais de investimento. E existem diversas razões para isso, é claro. Investir em imóveis é uma forma de construir um patrimônio seguro e lucrativo, combinando estabilidade com excelentes retornos.


Veja quais são as maiores vantagens desse tipo de investimento:


Segurança


É comprovado que esse é o ativo que consegue manter seu valor mesmo em tempo de crise financeira. Por isso, é uma oportunidade interessante para quem quer garantir renda para o futuro. Com uma propriedade comercial ou residencial em uma boa localização, o ganho é quase certo e vitalício.


Além disso, esse tipo de investimento está imune à quebra de bancos e não pode ser congelado pelo governo, como a poupança. São, sem dúvida, a forma de investimento historicamente mais estável, especialmente em um país que já viveu tantas eras de instabilidade, como o nosso.


Ao escolher imóveis em construção, dê preferência sempre a incorporadoras de renome, que provêm ainda mais segurança ao seu investimento.


Valorização constante


Segundo números do IBGE, existe um déficit habitacional no Brasil de 5,5 milhões de residências (CBIC Dados, Fundação João Pinheiro; Déficit Habitacional no Brasil, 2015).


Esse fato, somado ao aumento populacional, gera um aumento consistente na demanda por imóveis. O efeito desse aumento da procura é uma valorização dos imóveis existentes, já que as empresas do setor não têm capacidade de produção para atender toda a demanda.


Além disso, alguns fatores potencializam ainda mais essa valorização, como projetos arquitetônicos diferenciados.


Renda extra


Atuar no mercado imobiliário realmente pode ser uma fonte de renda e gerar lucros para o investidor. Isso porque mesmo quando o momento não é favorável para a venda, o aluguel será uma opção interessante para quem tem um apartamento ou uma casa parada, por exemplo.


Além disso, com os retornos com a locação, acaba surgindo uma renda passiva, ou seja, uma espécie de salário que não depende diretamente de um emprego, permitindo ao proprietário cobrir as despesas do imóvel ou até outras e ainda garantir um dinheiro a mais no orçamento para investir em outras aplicações.



Proteção da inflação


O valor das parcelas da compra de um apartamento, o valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário são automaticamente atualizados pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil.


Com isso, investir na incorporação imobiliária ou alugar algum imóvel que você possua vai proteger de forma direta o poder de compra do seu dinheiro.


Diversificação


O investimento em imóveis é muito usado para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos do investidor. Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis; seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.


Valorização da região


Ao escolher um imóvel para investir, observe bem a região em que ele está localizado e dê preferência para bairros que tenham bom potencial de valorização, de forma que o valor do seu imóvel se beneficie disso.


Benefícios fiscais


Dependendo da forma como você quer investir, poderá obter diversos benefícios fiscais, como deduções com:


juros de hipotecas;

despesas operacionais;

seguros;

depreciação.


Para quem vende um imóvel residencial, há isenção de Imposto de Renda se a pessoa usar todo o dinheiro da venda na aquisição de outro imóvel residencial no país em até 180 dias.


Há também isenção de IR se o valor da venda for de até R$ 440 mil, mesmo que não haja nenhuma compra subsequente, desde que o proprietário não tenha vendido outro imóvel nos últimos cinco anos. Vale destacar que essas isenções valem apenas para imóveis residenciais.


Formação de patrimônio


Não é todo mundo que tem disciplina para reservar um dinheiro todo mês para colocar em uma aplicação financeira, mesmo sabendo que essa é uma necessidade para conseguir formar um patrimônio para o futuro.


Quando se compra um imóvel financiado, no entanto, temos aquela conta para pagar e sabemos que temos que pagá-la. Caso contrário, as consequências são muito sérias. Isso ajuda a ter disciplina para formar nosso patrimônio.


Além disso, com as aplicações financeiras, temos sempre a tentação de resgatar o dinheiro na primeira necessidade. Com o capital imobilizado, pensamos várias vezes antes de fazer isso, afinal, ninguém decide vender um imóvel para pagar uma conta atrasada.


Assim, o investimento em imóveis nos ajuda a ter disciplina para aplicar e deixar aquele investimento render os frutos programados, seja obtendo uma renda de aluguel, seja revendo mais tarde e embolsando o ganho de capital.


Fontes:

Estadão

Urbe.me