Selecione
Selecione

Dicas de como mobiliar sua moradia

Compartilhe:
blog,dicas-de-como-mobiliar-sua-moradia,249

Planejar como será cada cantinho da casa nova é algo que traz muita satisfação! Porém, é preciso observar algumas dicas de organização para que o processo não cause dores de cabeça.


Por isso, separamos algumas dicas essenciais no de como mobiliar a sua nova morada, para que ela fique com a sua cara!


1. Atente-se ao tamanho dos cômodos


O primeiro fator a ser observado para mobiliar seu lar corretamente é analisar cuidadosamente o tamanho dos cômodos antes de escolher os móveis. Quando o espaço é pequeno, o cuidado deve ser ainda maior na hora da compra.


Por isso, faça uma lista com as medidas de cada cômodo que será mobiliado. É muito importante que você saiba utilizar bem cada espaço para que sua casa fique ao seu gosto, mas com muita praticidade e funcionalidade.


Uma boa ideia é apostar em móveis com compartimentos secretos a fim de otimizar o espaço dos cômodos. Opções não faltam, como camas-baú, camas com nichos e gavetas, mesas que ficam rentes às paredes quando não são utilizadas, dentre muitas outras opções.


2. Deixe as janelas livres


Outro importante aspecto que faz muita diferença em uma decoração é a iluminação, principalmente em espaços compactos. A entrada de luz natural é essencial para qualquer imóvel. Por esse motivo, não bloqueie as suas janelas de forma alguma.


Pense em uma mobília e itens decorativos que não tampem as janelas. A iluminação natural durante o dia amplia bastante o ambiente, além de ajudar a economizar no gasto de energia elétrica. As janelas livres também fornecerão um lugar bem mais arejado.


3. Use o mobiliário essencial primeiro


É claro que todo mundo quer que seu imóvel receba o mobiliário completo logo de início. No entanto, isso acaba sendo um tanto quanto complicado quando o orçamento após a compra do imóvel não é tão grande.


Sendo assim, é primordial que você inicie o planejamento da sua casa levando em conta os móveis que serão essenciais para a sua rotina. Liste todo o mobiliário e os eletrodomésticos que são essenciais: cama, fogão, geladeira, sofá etc.


Não deixe de apostar na sua personalidade e no seu gosto na escolha desses produtos essenciais. É o início da sua vida no novo lar, mas é importante que o espaço fique ao seu gosto desde o início. Depois você vai mobiliando com o restante dos itens.


4. Não descarte móveis usados


Uma ótima forma de economizar na hora de mobiliar é vasculhar um pouco o mercado dos móveis usados. Muitos itens já utilizados e colocados à venda podem ser reaproveitados, por apresentarem um ótimo estado de conservação.


Sendo assim, procure em brechós, feira de usados, sites na internet e até mesmo grupos nas redes sociais, uma vez que nesses lugares existem muitos anúncios de boas peças para comprar e usar na sua casa.


Além disso, não descarte aquilo que você já tem. Leve consigo para a casa nova todos os objetos e móveis que podem ser aproveitados lá. Isso vai facilitar muito o seu trabalho, além de reduzir seus gastos nas compras.


5. Invista em prateleiras


As prateleiras são ótimas opções para serem exploradas. Elas servem para guardar livros, objetos de decoração, plantas, dentre muitas outras coisas. É um recurso capaz de organizar bastante coisa na sua casa.


Elas são a melhor solução para quase tudo em um apartamento e ainda por cima ajudam a aumentar o espaço dos ambientes em que estão inseridas. Também podem ser colocadas em qualquer altura, desde que não atrapalhem o fluxo no cômodo e a disposição dos outros móveis.


6. Explore o “faça você mesmo”


Esse aspecto requer tempo, disposição e criatividade, afinal de contas você estará fazendo seus móveis e os itens decorativos da sua casa por conta própria, totalmente personalizados de acordo com o seu gosto. Mesmo dando um pouco mais de trabalho, é uma ótima forma de gastar menos dinheiro e deixar seu apartamento com a sua cara.


Matéria-prima é o que não falta. Você pode conseguir pallets e caixas de madeira que são descartados pelos supermercados e utilizá-los como base para uma mesa de centro, sofás e até mesmo uma cama, por exemplo. Basta limpar, pintar e deixar do seu jeito.


A decoração não fica de fora, você encontra na internet muitas ideias, gastando pouco e utilizando materiais recicláveis. É possível produzir lindas luminárias, vasos de planta e enfeites com simples produtos do nosso dia a dia.


Quer uma dica? Você pode aprender como fazer um aromatizador para sua nova casa aqui.


7. Crie um cronograma de compras


Depois de tudo o que foi falado, é hora de fazer um planejamento, de modo a preparar-se para as compras. Tudo o que você adquirir deve estar dentro do planejado para que o pagamento dos móveis não comprometa a sua renda mensal.


Sendo assim, prepare um cronograma de compras, apontando quais produtos serão adquiridos, organizando-os em ordem de importância, valor e data. Dessa forma, você terá uma ideia de quanto pode gastar, com mais consciência do seu orçamento e tendo uma previsão de quando vai encerrar o processo de mobiliar todo o seu novo imóvel.


Por fim, saiba que mesmo sendo uma tarefa um pouco difícil, é muito importante saber aproveitar cada etapa da sua vida, mobiliar e decorar seu novo apartamento deve ser uma iniciativa prazerosa e que vai valer a pena.


Gostou de aprender um pouco mais sobre como mobiliar seu imóvel?


Lembre-se: pode contar com a Dimóvel no momento de escolher o novo lar :)



Fonte: Gerencial Construtora