Selecione
Selecione

Dicas para montar seu home office

Compartilhe:
blog,dicas-para-montar-seu-home-office,229

O home office já é um regime aderido por muitas empresas e profissionais. Com a pandemia, muitas pessoas que não trabalhavam nesse modelo foram obrigadas a trabalhar remotamente, mas se viram deslocadas por não terem um ambiente apropriado, confortável e funcional para produzir.

Sabemos que construir e decorar um escritório do zero pode ter algumas limitações. Uma delas é o tamanho do espaço.

Quando pensamos na decoração do escritório, o objetivo é deixá-lo o mais prático e funcional possível, ou seja, a decoração neste momento é fundamental para que você consiga realizar suas atividades profissionais com mais conforto e comodidade!

Pensando nisso, selecionamos uma série de dicas para deixar o seu escritório com muito estilo e profissionalidade! Quer saber mais sobre isso? Então, continue nos acompanhando!


Faça um cômodo planejado

Muitas vezes, os escritórios em casa são improvisados, isso pode acabar com todo o conforto e ainda deixar o profissional mais confuso em suas tarefas.

Nessa situação, ter um escritório planejado pode fazer com que você se sinta em um ambiente mais profissional, aumentando a sua motivação e produtividade.

Especialmente quando o espaço é muito pequeno, a decoração se torna mais complexa ainda, pois é preciso pensar em fatores como o tamanho e o estilo dos móveis, assim como organizar melhor as prateleiras e armários, para que sejam funcionais.


Tenha cuidado com as cores, mas não deixe de lado o seu estilo

Outro fator importante é escolher uma paleta de cores que faça parte do estilo da sua residência, mas que não atrapalhe a sua concentração e que seja mais neutra.

Tons extravagantes são bonitos, no entanto podem deixar o ambiente mais pesado e menos profissional e limpo. Por isso, as cores claras, ou aquelas que fazem parte dos tons pastéis e neutros, são as mais recomendadas.

Até mesmo investir em piso de concreto ou madeira, que são itens mais modernos, vai deixar o espaço ainda mais profissional, elegante e sofisticado.

Se você quer fazer um ambiente mais divertido e descompressor, uma dica é apostar em itens decorativos mais coloridos e harmonizar com os tons das paredes e do chão.


Crie um espaço simples e funcional

Não há dúvidas que o escritório dentro de casa pode ser um dos cômodos que mais dão trabalho na hora de limpar.

Nesse caso, para que a organização seja fácil e você não tenha problemas severos com a limpeza, outra dica é construir um espaço totalmente simples e funcional, adicionando apenas o que é necessário para realizar as suas atividades.


De olho na ergonomia

Siga as regras ergonômicas para garantir o seu conforto e a sua disposição ao longo das horas de trabalho.

Para montar o seu home office, lembre-se que a parte superior da tela do seu computador deve estar ao nível dos olhos ou um pouco abaixo. Assim, conforme você visualiza a tela, suas pálpebras se fecham um pouco e umedecem, o que reduz a fadiga ocular.

O teclado deve estar posicionado de modo que seus antebraços fiquem paralelos ao chão e que seus pulsos fiquem retos.

A sua cadeira deve estar ajustada para que seus pés descansem firmemente em algo — o chão ou um apoio para os pés, se você for baixo.


Projete a iluminação do ambiente

Já que você tem a chance de criar o seu espaço, faça da melhor forma possível. Enquanto em uma empresa, muitas vezes, as salas são escuras e pequenas, sem chance de mudar os móveis de lugar, em casa você pode definir onde sua mesa irá ficar e o tipo de iluminação que você quer. De preferência, leve sua mesa para perto das janelas, para aproveitar a luz natural. Assim, nos minutos de descanso, você também pode observar a paisagem.

De todo modo, para as horas mais escuras do dia, você precisará de luz adicional. Se você trabalha na frente do computador, com arquivos, gavetas e tarefas intensivas, é fundamental ter uma fonte de luz bem definida, direcionada ao que você está fazendo.

As lâmpadas de LED ou até mesmo os spots com LED, se a ideia é instalar a luz no teto, são uma boa pedida. Além de direcionar o foco da luz, oferecem diferentes temperaturas do branco. Neste caso, opte pelo branco frio. Além disso, esta é uma alternativa supereconômica.

Outra ideia é apostar nas luminárias de mesa, que oferecem um brilho suave e possibilidades de design interessantes. Alguns modelos já trazem, inclusive, funções de relógio, alarme, calendário e temperatura. Mais que uma luminária, quase uma assistente.


Um pouco de verde para alegrar

Ar mais limpo, menos estresse e produtividade em alta: esses são alguns dos benefícios que as plantas podem trazer. Plantas tornam as pessoas mais alegres. Segundo estudo da Universidade do Texas, investir no verde tem efeito positivo sobre a satisfação e a felicidade das pessoas, além de deixá-las mais calmas. Algumas plantas são ideais para este tipo de espaço, tais como: cactos, suculentas, planta-jade, clorófitos, bambu, babosa e heras.


Ter um home office que seja a sua cara vai te deixar mais feliz, animado e confiante para trabalhar muito e alcançar seus objetivos.

Conte para nós como está sendo este período de trabalho remoto e se as dicas que demos foram úteis para identificar alguma necessidade ou até mesmo despertar a sua criatividade.


Fontes:

https://medium.com/umblernews/8-dicas-para-montar-seu-home-office-e-trabalhar-no-conforto-do-lar-cef0cb9c69a3

https://www.lopes.com.br/blog/decoracao-paisagismo/decoracao-escritorio/